O VALOR DE UM CUMPRIMENTO

O cumprimento consegue alcançar diversos significados, como educação, respeito, positividade, consideração, simpatia, amizade, gentileza, confiança, parceria, confiança... Muitas vezes, um “Bom dia!” ou um “Muito prazer!” podem ser determinantes para o sucesso de um relacionamento profissional ou de uma simples busca de informações e serviços.
A impressão inicial que formam sobre nós conta muito. Existe uma natural aceitação para pessoas que se mostram acessíveis e compreensivas. É mais cômodo para prestadores de serviços possuírem uma relação mais profícua e empática com aqueles que sabem gerenciar relações através de códigos de gentileza e civilidade.
É necessária visualizar o outro ou o que ele faz para depois irmos de encontro as nossas necessidades. Existem aqueles que vão direto ao ponto, não conduzem, desde o início, uma relação mais terna e benevolente, fechando oportunidades e desfavorecendo melhores resultados.
Imagine a situação: Uma pessoa menos próxima a você, lhe envia um pedido de informação, pelo bate papo da rede social: - Como encontrar tal pessoa? Vejam que a abordagem não foi das melhores!  Mas, se o texto do destinatário fosse o seguinte: - Bom dia! É ótimo conversar novamente contigo! Aproveitando sua proximidade com fulano de tal, como posso encontrá-lo? Note a diferença, a importância dada ao elemento colaborador, ao possível transmissor da informação.
Comunicar-se com positividade e com reverência fazem muita diferença. No exemplo anterior, a solicitação direta e seca poderia não receber uma resposta, mesmo que o receptor tivesse a informação. Na segunda abordagem (também fictícia) o interlocutor sente-se mais solícito ao pedido, tendo em vista a relação ter sido bem gerenciada.