PROCESSOS FINALÍSTICOS E DE APOIO: CONSIDERAÇÕES

Os processos dão suporte necessário à realização das atividades públicas. Os “Processos de Apoio - são aqueles que dão suporte a alguma atividade-fim da organização, tais como a gestão de pessoas, a gestão de compras, o planejamento e o acompanhamento das ações institucionais etc. Processo Finalístico - processo associado às atividades-fim da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus clientes” (Fonte: www.pqualidade.hucff.ufrj.br/artigos/conceitos_def.pdf).
Os processos finalísticos estão relacionados ao produto final, o resultado da ação realizada. Os de apoio dão o aparato necessário para que a atividade-fim seja executada efetivamente.
De modo que os processos de apoio viabiliza o funcionamento da gestão, garante suporte aos processos finalísticos, relaciona com processos decisórios e informacionais e permite o bom desempenho organizacional.
Não seria possível curar o paciente (processo finalístico) sem que não tivesse o medicamento necessário (processo de apoio). Da mesma forma ocorre na área de educação, agricultura, cultura e demais setores de ação pública direta e indireta.