A EUROPA É O MUNDO DOS MENINOS E MENINAS DE LUÍS GOMES

“A gente não quer só comida / A gente quer comida / Diversão e arte…” (Titãs).

A “Orquestra Funffec de Cordas” (OFC), sediada em Luís Gomes (veja AQUI), região Oeste do Rio Grande do Norte, está prestes a conseguir um feito raro e certamente inimaginável até bem pouco tempo, para seus 28 componentes: fará uma turnê pela Europa, apresentando-se em endereços tradicionais da multissecular música erudita.
A OFC é composta por adolescentes de origem humilde de Luis Gomes, que se viram seduzidos pela música. Estará no mês de outubro mostrando sua arte na Academia Sibelius, Helsinki, Finlândia; Royal Academy of Music, Aarhus, Dinamarca e Universidade de Munster, Munster, Alemanha.
No final de Janeiro deste ano, um vídeo institucional da Funffec foi exibido em um congresso internacional na Malásia (Glomus Network). O representante da América Latina foi o Professor-doutor Fabio Presgrave, da Escola de Música da Universidade Federal do RN (UFRN).
Esse vídeo atraiu olhares de algumas instituições, que passaram a se interessar pela OFC.
Antes de ganhar o mundo, a OFC terá outra conquista também importante no Brasil. Vai gravar participação especial em um DVD do cantor/compositor Ivan Lins em Curitiba (PR), em agosto próximo, a convite do projeto “Música para Todos”, coordenado por José Maria Magalhães Silva, integrante do Quarteto Iguaçu (veja AQUI).
Projetos
Os meninos e meninas da OFC têm pouca vivência com a música, mas possuem um cartel considerável de apresentações em concertos em diversas salas no Nordeste. Fazem ecoar sua arte sob a regência de um jovem maestro formado pela Universidade do Estado do RN (UERN), Leandro Oliveira.
A Orquestra Funffec de Cordas iniciou seus trabalhos em julho de 2012 envolvendo crianças e adolescentes da comunidade luisgomense. A OFC começou com 12 integrantes e hoje possui 28. Somando os alunos da orquestra e das turmas de base, há um grupo com 60 alunos no total.
Apresentaram-se no auditório da escola de música da UFRN, em Natal; Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em Mossoró; cerca de 15 apresentações  nas cidades da região Oeste do Rio Grande do Norte e quatro vezes em Teresina (PI).

Eles têm convite ainda para retorno à capital do estado no mês de maio, bem como concertos em Catolé do Rocha e João Pessoa, na Paraíba em março.
Nos planos da OFC também está um ousado projeto para levar música clássica a escolas públicas em dez cidades do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, durante este ano.
Ufa! É pouco? Tem mais.
Fundação
O trabalho realizado pela OFC e a Fundação Francisca Fernandes Claudino (FUNFFEC), entidade de onde germinou essa bela iniciativa, pode ter desdobramentos ainda maiores. A expansão do alcance dos seus acordes pode gerar parceria com a escola de música da UFRN para implantação do primeiro curso técnico em música do Alto Oeste potiguar.
A propósito, a Funffec (veja AQUI) é mais uma prova de que é possível se fazer sempre mais por seu lugar, com o mínimo de boa vontade e amor. Essa organização sem fins lucrativos tem como diretor presidente e mantenedor, o empresário luisgomense João Claudino Fernandes.
Iniciou sua trajetória como Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, no município de Luís GomesRN, e é pioneira no ensino profissionalizante na região. Fundada em 25 de julho de 1969, a escola recebeu o nome em homenagem à patrona perpétua do educandário, Francisca Fernandes Claudino, esposa do senhor Joca Claudino Fernandes e mãe de João Claudino Fernandes.
Desde 2007 que passou a se constituir numa instituição fundacional, regida por princípios que parecem dar frutos significativos, como demonstrados por sua OFC.