A ARTE DE LIDERAR

O grande líder é aquele que inspira as pessoas, um intenso e efetivo comunicador, um determinado motivador, um apaixonado pelo que faz e com quem se relaciona. Para liderar é necessário ter ou possuir conhecimentos, habilidades, atitudes que, em conjunto, possibilitam a mudança, o crescimento e o sucesso dos liderados e das organizações e empresas representadas.
O verdadeiro líder não é aquele que dá ordens ou é temido pelo grupo, mas que alinha valores, objetivos e resultados a partir do incentivo, do encorajamento, da cooperação, do respeito, do reconhecimento. O líder deve despojar-se do status do cargo e colocar-se a disposição dos colaboradores de forma ética, humilde e participativa.
Quando a liderança tem efetividade, todos comungam dos mesmos sonhos, metas e perspectivas. Para isso, a liderança é elemento fundamental de crescimento, maior equilíbrio, satisfação e motivação crescente. Esse estilo de liderança requer a construção diária de relações de confiança, responsabilidade e carisma.
Não é possível se tornar guia e condutor de um grupo, de um país, de uma seita, de um partido, sem antes colocar os liderados à frente do próprio líder. Liderar é, antes de tudo, servir. Por isso, grandes líderes da humanidade foram pessoas como Jesus Cristo, Gandhi, Maomé, Moisés, Martin Luther King, Mandela, Lênin, Fidel, Steve Jobs, Ayrton Senna e no caso de Luís Gomes, podemos resumir na figura emblemática de Padre Osvaldo Rocha.
Assim, a liderança positiva é uma virtude e uma sabedoria admirada, valorizada e determinante para a criação de um mundo melhor, mais criativo, mais crítico e progressista. Desses seres queimam um fogo que incendeia mentes e corações, para transformar e revolucionar a sociedade. Seja um líder e ajude o mundo a ser um lugar cada vez melhor para todos.