É PRECISO SER ESTRATÉGICO

Em tempos (ultra) modernos o pensamento e a ação estratégica são elementos decisivos para o sucesso e crescimento de pessoas e empresas em todo o mundo, sendo a competitividade e qualidade de relacionamentos, serviços e negócios determinantes para projetos pessoais e profissionais.
O termo estratégia que, originalmente, significa “a arte do general”, derivada do grego strategos, que significa “chefe do exército” (OLIVEIRA, 2004), tem sido ultimamente, utilizado cada vez mais e em diversos campos do saber e da ciência humana, como instrumento de atingir objetivos da forma pródiga e duradoura.
Assim, há milhares de anos atrás, com contornos de astúcia e sabedoria, tinha pretensões de cunho militar, para “vencer o inimigo, um instrumento de vitória na guerra” (CAMARGOS; DIAS, 2003 p.28). Quem não lembra, por exemplo, da história do Cavalo de Troia?
De acordo com Sun Tzu, em A arte da Guerra, aquele que conhece o seu inimigo e a si mesmo, vencerá; o que não conhece seu inimigo, mas conhece a si mesmo, nem sempre vencerá; e quem não conhece nem um e nem outro, perecerá.
 Estrategicamente, é determinante saber de onde está se partindo, aonde se quer chegar e por qual caminho seguir. Uma questão simples? Nem tanto, porque requer disciplina, coragem, conhecimento, criticidade, agilidade, criatividade… Esses pontos influenciam de forma direta em nossas atitudes, indicando os caminhos a serem seguidos.
Sem esquecer que o foco é um elemento estratégico para o sucesso das pessoas. Sem essa percepção as pessoas se desorientam e se desviam de sua real potencialidade e envereda por caminhos que, muitas vezes, não dão conta, ou por falta de afinidade ou competência.
Assim, em muitos momentos de nossas vidas, a estratégia deve estar presente como forma de antever caminhos e oportunidades, gerando novas formas de interações e de conhecimento, a fim de que sonhos e conquistas se realizem de forma mais efetiva e significativa, na medida em que aprendemos a lidar significativamente com obstáculos e desafios.