LUÍS GOMES APROVA PME

A Câmara Municipal de Luís Gomes aprovou e o Executivo sancionou a Lei 344/2015, de 30 de junho, que reestrutura o Plano Municipal de Educação–PME para os próximos 10 anos.
O PME é um documento com uma série de proposições e ações de curto, médio e longo prazo que representam as expectativas da educação no município. O Plano Municipal de Educação possui metas, estratégias e ações que contemplam todas as instituições de ensino do município de Luís Gomes.
As metas previstas na Lei deverão ter como referência os censos nacionais da educação básica e superior. A Secretaria Municipal de Educação deverá promover Fóruns Municipais com o objetivo de avaliar e monitorar a execução do PME, 2015–2025.
A sua formulação se deu com base em 10 diretrizes: I. Erradicação do analfabetismo; II. Universalização do atendimento escolar; III. Superação das desigualdades educacionais; IV. Melhoria da qualidade do ensino; V. Formação para o trabalho; VI. Promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; VII. Promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII. Estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; IX. Valorização dos profissionais da educação; e X. Difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação.