ELEIÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES DE LUÍS GOMES

A Prefeitura Municipal de Luís Gomes, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos, lança Edital nº 001/2015 para a realização de Eleições Diretas de Diretores nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Luís Gomes/RN.
De acordo com o Diário Oficial, a votação acontecerá no dia 28 de agosto de 2015, entre as 08 e 17 horas, na sede das unidades escolares. Poderão participar profissionais efetivos com Curso de Formação de Gestores e livres de qualquer sansão administrativa.
O direito a voto na será restrito a professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares e servidores públicos da educação efetivos, alunos a partir dos 10 anos, pais ou responsáveis legais.
Os candidatos poderão realizar propaganda eleitoral somente no período de 06 a 27 de agosto de 2015. O resultado das eleições está previsto para o dia 31 de agosto de 2015. Será eleito Diretor Escolar o candidato que obtiver a maioria simples dos votos.
A eleição direta de diretores escolares, da rede pública do município de Luís Gomes está fundamentada, há anos, na Lei Orgânica do Município (1992) de Luís Gomes e no Regime Jurídico Único (1999). Somente em 2015 a eleição democrática ocorrerá, através da escolha da comunidade escolar.
Assim, a gestão pública municipal garante, mesmo que de forma tardia e resistente, a gestão democrática das escolas em seu quadro diretor. É um avanço significativo no processo de participação social, na fiscalização de recursos, nas deliberações com perspectivas mais democráticas e ambiente mais propício para avaliação das escolas municipais.