LUÍS GOMES: DIPLOMAÇÃO DE PREFEITA E VICE-PREFEITO

Luís Gomes/RN. A cerimônia de diplomação de Mariana Fernandes (Prefeita) e Luciano Pinheiro (Vice-Prefeito) foi marcada para o dia 28 de julho, a partir das 13 horas, no Fórum da Comarca de Luís Gomes, de acordo com informações do Luís Gomes em Dia.
Depois da legitimação junto ao Poder Judiciário restará à homologação a ser feita pela Casa Legislativa “Primo Fernandes”. É uma jornada emocionante, com reviravoltas políticas, campanha eleitoral, transição de poder e grandes desafios pela frente.
Para os aprovados pelo voto democrático, certamente uma difícil e árdua missão de superar uma gestão pública endividada, uma economia local fragilizada e a busca por correções de sucessivos erros estratégicos e omissões do pretérito.
A discussão sobre as finanças do município será um assunto central. Renegociar e equacionar dívida astronômica junto ao INSS, COSERN, Diário do Estado e Precatórios. Adequações a LRF para maior equilíbrio de contas da gestão. Gestão e controle, junto aos demais parceiros, do problema da estiagem. Readequação e disciplinamento de servidores. Decisão final sobre a possibilidade de realização de Concurso Público. Diminuição do inchaço da máquina pública e controle de gastos com pessoal a percentuais legalmente estabelecidos. Reorganização da estrutura administrativa, sendo fundamental uma gestão descentralizada e coesa frente aos resultados almejados. Certamente, há outras escaladas...
Evidente que esses entraves teriam uma resolução mais favorável se o município conseguisse um acréscimo considerável no FPM, caso ultrapassasse o coeficiente 0.6 para 0.8, ainda este ano, atingindo uma quantidade mínima de 10.189 habitantes. Entretanto, pelas estimativas e momento de recessão no país, essa possibilidade se torna remota.
A agenda político-administrativa dos nomeados, certamente, terá uma composição bastante complexa e inquietante, para os próximos quinze meses de mandato. Naturalmente, a luta será impiedosa e, se bem planejada e executada, resultados auspiciosos podem germinar. Torcemos para que uma mudança profícua ocorra e que Luís Gomes volte a brilhar e a 'sorrir' intensamente!