LUÍS GOMES TERÁ 05 DE JULHO INCOMUM

Dia 05 de julho Luís Gomes completa 125 anos de Emancipação Política, uma data especial para todos os luís-gomenses presentes e ausentes. Tradicionalmente, a data é comemorada com uma programação cívica, cultural, esportiva e artística.
Entretanto, por conta da Eleição Suplementar, evento excepcional, não ouviremos os dobrados da Banda de Música “Dr. Vicente Lopes Fernandes”. Não será efetuada a salva de 21 tiros, ocorridos em momentos solenes.
Além disso, na manhã de 05 de julho, não contaremos com a Crônica sobre o município no Serviço de Som Municipal. Nem com a mensagem de parabéns a Luís Gomes sendo ecoada pelas ruas da cidade. Desfile militar e hasteamento dos pavilhões em frente à Prefeitura? Nem pensar!
É a supressão momentânea de tradições em nome da escolha do novo executivo municipal. É a substituição da festa popular pela festa democrática do voto. É a troca de cerimoniais pela disputa do poder... Dia incomum.
Mesmo com os impedimentos necessários a consecução íntegra e resguardada do processo eleitoral, seria muito agradável e aprazível ouvir, se não houver impedimento, as apresentações da Banda de Música “Dr. Vicente Lopes Fernandes”.
Sem dúvida. Não haverá parada militar, torneio de futebol, apresentações culturais, shows musicais. Tudo em nome da escolha de uma nova chefia do executivo municipal. 
Os desdobramentos políticos é que motivaram todas essas mudanças, a quebra de momentos tradicionais, o esvaziamento de toda a cena cívica, para a formação de um novo espetáculo, no caso, as eleições suplementares.
Dia 05 de julho não teremos as comemorações alusivas à emancipação política do município. Contudo, de qualquer forma, estaremos decidindo sobre o futuro de Luís Gomes. Será contagiante, exultante votar? Na verdade, já foi mais empolgante e emocionante!
A festa democrática, de certa maneira, perdeu muito do seu brilho e representatividade. Isso é resultado de disputas que chegam a ser, certas vezes, por certas pessoas, desleais, desonestas, imorais, desmedidas e temerárias...