D. CHIQUINHA COMPLETA 100 ANOS

Em 18 de agosto de 2015, a senhora Francisca Maria da Conceição, mais conhecida como Dona Chiquinha, completou 100 anos de vida. Casou-se nova, em 06 de julho de 1936, com Seu Dedim. Juntos, viveram quase 80 anos de matrimônio.
Um século de vida não é algo tão comum, mesmo com os avanços da tecnologia medicinal. E em se tratando de uma longevidade com vitalidade, saúde e lucidez, de fato, não são para qualquer um. Dona Chiquinha transborda bom humor e disposição, além de ser muito comunicativa, simpática e espirituosa.  
Relembrou um pouco de sua infância: “Nasci e me criei em Luís Gomes. Passei por tempos bons e tempos ruins. Aqui me casei, criei meus filhos. Muitas vezes a gente não tinha nem com o que comprar o querosene. Fazia era fogo na frente da casa para clarear”.
Confessou que sempre trabalhou muito, uma agricultora que fazia quase tudo: “Limpava mato nas roças. Limpei muito mato. Só não fiz brocar de foice, no mais...”. Dona Chiquinha  autêntica, se orgulha muito de sua história de vida, principalmente a graça de ter oito filhos, vários netos e bisnetos. De acordo com ela, Luís Gomes enfrenta, atualmente, a maior Seca de sua história.
Para D. Chiquinha não há um segredo para a longevidade, mas uma vontade divina e uma vida com muita disposição: “Só quem sabe é Deus. Foi Deus quem quis, porque trabalhei demais. Desde nova que eu trabalho. Trabalho não acaba com ninguém. Acredita? Nunca fui doente. Toda a vida fui sadia”.
D. Chiquinha é uma filha da Serra do Senhor Bom Jesus, muito respeitada e admirada por aqueles que a conhecem. Sem dúvida, é uma alegria e uma bênção de Deus ter em nosso meio uma pessoa de tão grande coração, especial e generosa. Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, continue a lhe abençoar grandemente.