PROJETO RECICLAR E REUTILIZAR

Sustentabilidade talvez seja uma palavra de ordem e um dos conceitos mais importantes à vida humana nessas últimas décadas. Definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
De fato, não tem sido fácil conquistar vitórias nesse sentido, tendo em vista uma sociedade voltada para o consumo e que, em grande parte, não se preocupa com o meio ambiente. Entretanto, temos que buscar iniciativas para minimizar esses efeitos, seja por práticas inovadoras, inovações tecnológicas e ecologicamente corretas.
Nesse contexto, o homem tem papel fundamental para o desenvolvimento sustentável. Por isso, deve-se fazer uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e aprendizagem de procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações são exemplos de aprendizagem que podem ocorrer na escola.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
Papel
Decomposição: 3 a 6 meses
Madeira
Decomposição: 6 meses
Plástico
Decomposição: 100 a 450 anos
Latas de alumínio
Decomposição: 100 a 500 anos
Tampas de garrafa
Decomposição: 150 anos
Pilhas
Decomposição: 500 anos
Pneus
Decomposição: 600 anos
Fralda descartável
Decomposição: 600 anos
CD
Decomposição: 800 anos
Vidro
Decomposição: 4.000 a 1 milhão de anos

Objetivo Geral
Estimular a mudança da prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética do ser humano com o planeta, oferecendo ao cidadão um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental.

Objetivos Específicos:
@ Conscientizar o valor da sustentabilidade para a vida dos alunos;
@ Mudar atitudes e hábitos de consumo;
@ Promover atividades e oficinas de reutilização de materiais descartáveis;
@ Reaproveitar materiais desprezados de forma lúdica e criativa;
@ Gerar valor a materiais sem nenhuma serventia (upcycling);
@ Minimização da geração de resíduos e combate ao desperdício;
@ Incentivo à reutilização dos materiais e valorização da responsabilidade social e ambiental;
@ Reconhecer oportunidades de atuar de modo propositivo e garantir um meio ambiente saudável;
@ Multiplicar as informações para a comunidade escolar, familiar e seu entorno.

MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS
Garrafas pet e plástico
Com esse material se faz cortinas, vasos, flores, vestidos, bijuterias, cestos, puffs, vassouras, tecido e até casas são construídas.
Alumínio
Pode-se fazer vasos de plantas, candelabros, bolsas femininas, bolsas de crochê, cestas de presente, bijuterias exóticas.
Tetra Pak

Confecciona-se vasos decorativos, casinha de boneca para as crianças, caixas para utensílios, bolsa de praia, porta-mantimentos de mesa.
Vidro
Faz-se objetos de decoração, bijuterias, quadros e colagens, vasos decorados, porta objetos, entre outros.
Revistas e jornais
Cria-se blusas, vestidos, saias, colares, bolsas  e uma infinidade de peças e objetos artesanais.


ARTIGOS DE VESTUÁRIO




RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS

Notebook
Papel A4
Tinta spray e outras
Plástico, TNT, EVA
Internet
Cola Branca
Livros, revistas, jornais
Disquete, CD, DVD
TV
Bastão de Cola Quente
Cartolinas
Palitos de picolé
Pendrive
Pistola de Cola
Caixa de papelão
Pratos descartáveis
Microfone
Pincel nº 0, ¾ e 6
Garrafas pet, tampinhas
Colheres descartáveis
Caixa de som
Tesouras
Botões
Canetas para colorir
Micro System
Glitter
Pneus
Papel camurça
Placas de PC
Materiais sucateados
Jeans
Papel marchê
Abraçadeira de Nylon
Cartas de baralho
Embalagem amaciante
Fita VHS

ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS
ENSINO PRÉ-ESCOLA
·      As cores da coleta seletiva;
·      Historinhas com fantoches e cartazes;
·      Jogos reciclados: boliche, pé de lata, carrinhos, dominó, etc;
·      Bandinha com sucata.

LÍNGUA PORTUGUESA
·      Leitura de diferentes gêneros textuais (textos informativos, manchetes, reportagens e outros);
·      Interpretação oral e escrita (coletiva);
·      Interpretação através de desenhos;
·      Produção de diferentes gêneros textuais (coletivo), inclusive de slogans.

MATEMÁTICA
·      Promover atividades de pesquisa, construção de tabelas e gráficos;
·      Estudo de figuras geométricas (planas e não-planas);
·      Verificação de medidas: capacidade, comprimento, massa, volume e área.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA
·      Discussão sobre os 5R (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);
·      A origem e a diferença entre termos reciclar, reutilizar e upcycling;
·      Localizar Tanques pelas coordenadas de latitude e longitude (Google Earth);
·      Localizar no mapa os países campeões em reciclagem.

CIÊNCIAS
·      O que é lixo na verdade?;
·      Doenças provenientes do descarte mal feito do lixo;
·      Tipos de matérias e de materiais recicláveis e não-recicláveis;
·      A função dos micróbios na transformação do lixo orgânico em adubo.

ARTES E EDUCAÇÃO FÍSICA
·      Produção de desenhos, pinturas;
·      Montagem de peça teatral (dramatização);
·      Apresentação de música (funk, forró, pop, rock);
·      Confecção de sacolas ecológicas.

INGLÊS
·      Conversação a partir de termos ligados ao projeto e durante a confecção a partir dos materiais reaproveitados;

·      Coordenar atividades de pesquisa e produção de desenhos, logomarcas e vídeos no objetivo de fazer com que todos possam compreender que devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes em relação a preservação do meio ambiente.

AVALIAÇÃO
Será considerado satisfatório se os alunos demonstrarem envolvimento participativo nas atividades propostas relacionadas à melhoria das condições ambientais da Escola e da Comunidade, identificando-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação consciente, criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio em que vive, compreendendo que a sustentabilidade do planeta é uma responsabilidade de todos e uma realidade que pode ser transformada.

As atividades principais a serem apresentadas serão o Desfile de Moda Alternativa (vestuários, preferencialmente vestidos), vídeo com fotos das atividades trabalhadas, apresentação de artigos e objetos decorativos e apresentação de peça teatral (dramatização).

REFERÊNCIAS