LUÍS GOMES: TODO DIA É HISTÓRICO

Todo ano há efemérides interessantes, que marcam as comemorações, que reavivam as homenagens, seja em relação a fatos importantes ou à personagens que marcaram a história. De fato, todo dia é histórico!
Nesse ano de 2016 alguns momentos marcantes são rememorados como os 260 anos de nascimento do genial compositor e músico Mozart. O surgimento do primeiro avião dirigível há 110 anos com a fundamental participação do brasileiro Santos Dumont e os 100 anos do primeiro Boing.
Igualmente relembra-se e celebra-se os 100 anos do Samba (patrimônio imaterial), os 50 anos da criação do FGTS, os 25 anos de criação do Mercosul, os 10 anos da criação do Conselho de Direitos Humanos da ONU, para não citar outros acontecimentos.
Luís Gomes, nesse ano de 2016, também tem suas datas memoráveis, momentos decisivos que influenciaram fortemente sua história, seus valores, suas crenças, seu povo. Importante dizer: um povo que não valoriza sua história, torna-se um povo “demente”, sem raízes, sem referências, sem patrimônio!
260 anos o Tenente-Coronel Luís Gomes de Medeiros chegou à Serra do Senhor Bom Jesus, atual município de Luís Gomes/RN, ao lado de seu escravo Jacó, isto é, no ano de 1756. Naquele ano, inicia-se a saga de uma cidade e um povo altaneiro.
210 anos, o Frei Victal juntamente com o Pe. Anacleto de Oliveira Lêdo trouxeram a primeira imagem de Nossa Senhora Santana para a capela inaugural dessas plagas, isso em 1806. Mais um fato memorial.
130 anos, através da Lei estadual nº 976, era criado o Distrito de Luiz Gomes. Era um importantíssimo momento que revelava o crescimento dessa comunidade, que se encaminhava para sua independência político-administrativa.
A Paróquia de Luís Gomes foi instalada no ano de 1921. Desde então são 95 anos de trabalhos religiosos e sociais que em muito contribuem para a formação de uma sociedade cristã, mais solidária, humana e amorosa.
90 anos, ocorria a passagem da Coluna Prestes no município de Luís Gomes, em 1926. O objetivo era percorrer grande parte do território brasileiro, incentivando a população a se rebelar contra o governo e as elites agrárias.
85 anos, com o aval e apoio do prefeito Cel. Manoel Martins Porto, realizou-se os trabalhos de calçamento a pedra do Mercado Público dessa cidade. A cidade dava seus primeiros passos de modernidade e simpatia.
A criação da Agência de Estatística, por meio do Decreto nº 03, aconteceu há 80 anos. Por sua vez, a Assembleia de Deus celebra as Bodas de Vinho no município de Luís Gomes. Uma trajetória que teve início em 1946, há 70 anos, com a realização do culto inaugural.
65 anos, o ex-prefeito e historiador Adolfo Paulino de Figueirêdo lança o Calendário Luisgomense de Datas Históricas. Talvez seja o primeiro trabalho do gênero na história que traz um almanaque, uma série de informações históricas resumidas do município de Luís Gomes.
Outra data importante são os 20 anos de história da Rádio Mandacaru, emissora comunitária coordenada pela Associação Grupo Mutirão e funciona em frequência modulada (FM). 
Para terminar essas reminiscências, vale relatar que, há 10 anos a arquitetura do centro da cidade era vigorosamente transformada, com a remoção dos barracos da travessa Prefeito João Germano, dentro da proposta do projeto que recuperou, em parte, o centro antigo.