APOSENTADOS JÁ PODEM CONSULTAR VALOR DO 13º

Os 23 milhões de aposentados e pensionistas que terão direito a parte do 13º salário a partir do dia 25 já podem saber quanto vão receber. Como nem todos têm direito ao valor integral, uma consulta dará o exato valor a ser depositado no dia do pagamento do benefício, que vai de 25 de agosto a 8 de setembro.
Aposentados e pensionistas que passaram a receber o benefício depois de janeiro terão o valor calculado proporcionalmente. Quem está em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%.
Como o benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período. Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro, e ainda em vigor em agosto, terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. Em dezembro, se ainda estiver afastado, receberá o restante. Se tiver alta antes, receberá a diferença proporcional.
Para saber o valor exato, clique aqui http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html
Para consultar, é preciso informar o número do benefício, data de nascimento, nome completo, CPF e, se o aposentado ou pensionista já tiver senha cadastrada, uma segunda tela vai abrir pedindo o número.
Pela lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
A antecipação faz parte de acordo entre o governo e entidades representativas dos aposentados, que vem ocorrendo desde 2006. A partir de 2011, o pagamento antecipado dependerá de negociação com o futuro presidente. Os dez dias de pagamento devem injetar na economia mais de R$ 8 bilhões.

Fonte: Portal Terra.