LUÍS GOMES: INSIDERS E PROATIVIDADE

Em tempos difíceis e em contextos economicamente fragilizados, o planejamento estratégico é peça fundamental, por exemplo, na vida de pequenos municípios. Fazer previsões e antecipações acertadas podem ser um diferencial para qualquer tipo de gestão.
Pensar o futuro, antecipar tendências, antever dificuldades e oportunidades tornam qualquer administração mais eficiente, revolucionária, qualificada. Para isso, é necessário ter pessoas, uma equipe pensante, criativa, especialista, insiders.
Caminhar junto com as informações, com as mudanças é muito bom. Mas está à frente do tempo, ser visionário, de forma fundamentada, é muito melhor. Precisamos de mais idealistas, de mais insiders em nosso município.
Hoje, o que mais aflige o povo de Luís Gomes? Talvez as pessoas respondessem a falta de água, a quase inexistência de opções de trabalho e a escalada da criminalidade. Se pensarmos de forma crítica e severa esses temas, poderíamos dizer que faltaram mais cuidado e dedicação de todos para evitar tais transtornos?
Evidente que sim. A atual sociedade, cada vez mais individualista e egoísta, reforça o pensamento do imediatismo das coisas, contribuindo para atitudes e decisões menos estruturantes, sem levar em conta (em muitas ocasiões) a importância dos “pensadores” do futuro, dos estrategistas, dos idealistas...

Em  parte, por conta disso, não pensamos estrategicamente e antecipadamente uma possível estagnação financeira, um colapso em relação aos recursos hídricos e a quase completa falta de oportunidades de empregabilidade. As coisas parecem nos tomar de surpresa, como se ninguém esperasse que tudo isso viesse a acontecer, principalmente se imaginarmos o conjunto da obra. Parece que não havia a devida responsabilidade com o nosso futuro...
Não seria difícil evitar uma série de erros e omissões. Com um pouco de sensibilidade, altruísmo, conhecimento, dados e informações relevantes e proatividade, é possível obstar desastres, diminuir perdas e garantir mais dignidade entre os concidadãos.
Hoje é um novo dia, uma nova oportunidade de construir o futuro...