PARA FRENTE, PARA O ALTO

Das muitas lembranças que tenho do Reverendíssimo Sr. Padre Raimundo Osvaldo Rocha, uma tem lugar cativo no meu coração, a expressão “Para frente, para o alto”, porque se tornou uma lição edificadora de vida para mim e muitos da minha geração.
Enfileirados em frente ao “Colégio Comercial”, hoje Colégio Municipal Padre Osvaldo, ficávamos atentos e ouvíamos, todas as terças, as lições e os ensinamentos na voz e no canto sempre entusiasmo do sacerdote, uma figura imortal na história e na vida de Luís Gomes.
O emérito, sempre bem vestido, uma postura alinhada, olhar circunspeto, palavras fáceis e reveladoras, quase sempre nos causava um misto de admiração e respeito, tanto que não sabíamos ao certo como nos dirigir a sua presença.
Um homem que tinha poder nas palavras e no semblante. Tínhamos o privilégio de dividir momentos e ensinamentos retumbantes para nossas vidas. Além do mais, a sua pessoa representava, a nosso ver, a própria insígnia da fé e dos valores edificadores da cristandade. Ainda assim, havia alguns colegas que não se compraziam à presença do egrégio.
Sua liderança, obstinação, carisma e fé o transformaram num ícone, uma referência infindável na crônica desta comunidade. Padre Osvaldo, quando chegou a Luís Gomes, em 21 de fevereiro de 1960 dedicou-se integralmente ao povo como um pai aos vossos filhos, uma relação tão forte e verdadeira que perdura até os dias atuais.
Muitos demonstram o carinho e a gratidão a quem viveu para servir, de forma incansável e convicta da missão. Contudo, o ministro de Deus mereceria um reconhecimento ainda mais enfático, à altura da grandeza de sua fé, simplicidade e boas obras.
Entre Luís Gomes e Padre Osvaldo há uma relação de infinito amor. Com quase 60 anos de serviços sacerdotais e uma vivência política e social, a partir de sua coragem, determinação e inteligência, o município conseguiu grandes obras, desenvolvimento até inserir-se na esteira do progresso.
Sempre carismático, de personalidade inabalável e uma atitude positiva ao diálogo e a caridade, o vigário foi sinônimo de inspiração pela postura humilde, mas, certamente, um homem à frente de seu tempo, pois investia todos os esforços necessários à edificação do saber e da fé em nosso município.
Pro Deus et Patria, era uma expressão comum em seus discursos e homilias, revela que sua história foi construída na página do amor a Deus e na vivência cidadã, um misto de acolhimento a palavra do Pai e respeito às leis do homem.
Essas breves e simples palavras pouco dizem ou representam a epopeia de vida desse herói que em sua jornada se tornou um semeador de paz, amor e fraternidade. Certamente, a grandeza de Deus e o amor do Pai abençoaram enormemente este homem que não baixou a cabeça para pessimismos e dificuldades da caminhada. Padre Osvaldo, ante hominem suum!

Hino Oficial do Colégio
Para frente, para o alto,
Sempre mais, sempre melhor,
Construir a Idade Nova
Deus o quer – reino de amor.

Mocidade, sementeira
Da pátria do porvir,
Sonha, luta se renova,
Quer e pode e quer subir!

Caridade, caridade,
Ao irmão, servir, salvar,
Se por todos faz-se tudo,
Cristo a todos vai ganhar.

Evangelho para os homens
É um incêndio de luz,
A verdade é chama ardente,
A mensagem é Amor – Jesus.

(Lera e música: Pe. Raimundo Osvaldo Rocha).