ORQUESTRA DE LUÍS GOMES-RN REPRESENTOU O BRASIL NO CANADÁ

A orquestra Funffec de Cordas, mantida pela Fundação Francisca Fernandes Claudino (Funffec), de Luís Gomes-RN, conseguiu um feito histórico para a nossa região, o grupo representou o nosso país num importante festival de música realizado na cidade de Québec, no Canadá, no período de 15 a 25 de agosto desse ano. O Festival foi promovido pela International Fédération Eurochestries, entidade sediada na França que incentiva e coordena o trabalho de orquestras juvenis em vários países da Europa, América do Norte e América do Sul. A orquestra de Luís Gomes foi escolhida pela federação para mostrar o talento da música brasileira no evento sediado no Canadá, especificamente em algumas cidades da província de Québec.
Para custear a viagem à América do Norte, somaram-se esforços de patrocinadores sensíveis à causa e que apostaram no talento dos jovens músicos, que foram: Grupo Claudino, Governo do RN, SESI de Natal-RN, ISIS Laticínios de Sousa-PB e Veinho Atacarejo de Uiraúna-PB. As apresentações começaram na cidade de St-Onésime-d’Ixworth, onde o grupo foi recebido com muita empolgação pela prefeita e por moradores locais, com direito a decoração com as cores do Brasil e admiração pela sonoridade do zabumba. Em seguida os integrantes foram à Saint Gabriel, que conserva uma bonita tradição do cultivo e beneficiamento da maçã.
A recepção foi muito acalorada pelo prefeito e moradores e o concerto muito elogiado pelo surpreendente desempenho da orquestra. Em Saint-Alexandre-de-Kamouraska os músicos da orquestra participaram de programas da TV local com a ajuda do Dr. Marco Toleto, representante da Eurochestries no Brasil e fluente em francês, idioma praticado naquela região do Canadá. Um ponto bastante louvável dessa experiência foi a interação entre brasileiros, canadenses e mexicanos que compartilharam sua música, dança e muita animação.
Para o organizador do evento, Mathiew Rivest, a contribuição da Orquestra Funffec de Cordas abrilhantou e trouxe mais alegria ao festival, até porque executou, além das clássicas e populares do cancioneiro brasileiro, as músicas do cotidiano nordestino como forró, xote e baião, inclusive convidando os canadenses a arriscar uns passos das nossas danças mais tradicionais.
A Fundação Francisca Fernandes Claudino sente-se muito honrada com esse grande avanço, fruto de um trabalho sério e organizado que colocou Luís Gomes no seleto grupo de cidades com atrações com experiência internacional, entretanto, a entidade reconhece a necessidade de continuar se esforçando para alcançar e excelência no ensino da música e dos mais de sessenta cursos gratuitos que oferece. Participar do Festival Eurochestries e incorporar sua filosofia nos mostra o quanto é enriquecedor compartilhar trabalho e ideias com pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, mostrando nossas raízes e aprendendo sobre peculiaridades desses povos, e ainda que haja barreiras na comunicação por causa da linguagem, quando tocamos todos juntos, nos tornamos uma só voz, através de uma linguagem fascinante e universal: A música.
Rodrigo Santos - Diretor administrativo da FUNFFEC
Via Uirauna.NET - www.uirauna.net