DIFERENÇA ENTRE CHEFE E LÍDER

O chefe é a pessoa que ocupa o cargo que foi designado por alguém. Ele tem tendência a ser autoritário, comandar pessoas e distribuir ordens, sempre visando lucros e resultados. Geralmente o chefe não pensa no bem-estar coletivo, ele enxerga os funcionários abaixo da cadeia da instituição e que devem seguir suas ordens da maneira que ele julga mais eficaz. O chefe é excelente em apontar e responsabilizar os outros quando algo não dá certo, mas quando o objetivo é alcançado age como se ele tivesse executado.
O líder é conhecido como motivador de sua equipe, ele inspira as pessoas, trabalha junto com o grupo e procura valorizar as habilidades dos indivíduos, respeitando suas limitações e ajudando a superá-las. Ele não visa apenas os resultados, ele se preocupa com o caminho até ser alcançado o objetivo, por não apresentar uma postura de centralizador tem a tendência de ser muito respeitado. Tenha certeza que para ele, você não é só um número.
Existem aquelas pessoas que são líderes natos, esses têm a vocação! Possuem iniciativa, capacidade de influência, capacidade de comunicação, e estão à disposição de ajudar, não a fazer para o outro, mas ensiná-lo e orientá-lo para que faça sozinho.
Ele utiliza critérios justos em uma decisão e sempre está focado na solução do problema, e não em apontar quem o causou.
Mas a liderança é algo a ser alcançado, existem cursos de aperfeiçoamento que auxiliam no desenvolvimento dessa habilidade, basta estar disposto a mudança de hábitos.
Uma boa liderança traz benefícios para a empresa, os resultados sempre serão melhores quando conduzidos por uma equipe motivada.
Pense: o caminho que você está trilhando te leva para qual deles? Você será um líder ou um chefe?
Fonte: Global Empregos.