LUÍS GOMES: SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

Em Luís Gomes, a Sexta-Feira da Paixão do Senhor terá quatro momentos de homenagem, louvor e adoração ao Senhor, na Paróquia de Senhora Santana: às seis da manhã com o Ofício Divino, ao meio dia com o Ofício da Agonia, às quinze horas com a Celebração da Paixão e às vinte e uma horas com a Procissão do Senhor Morto.
Hoje às 06h00min da manhã aconteceu o Oficio Divino, ao lado da Igreja Matriz, que representa o momento de forte oração, através de Salmos e cânticos, da leitura de passagens bíblicas e da elevação de preces a Deus. O Ofício Divino é mais para a oração de louvor e de súplica, do que de leituras.
Às 12h00min teremos o Oficio da Agonia na Igreja Matriz. O ritual é composto leituras, salmos, lamentações e preces penitenciais, com o templo iluminado por velas. Representa os últimos instantes de Jesus Cristo no Calvário e suas últimas palavras: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”, “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”.
Às 15h00min haverá a Celebração da Paixão do Senhor, e em seguida via sacra pelas ruas da cidade, lembrando sua morte consumada, com a esperança da ressurreição, o grande mistério da Páscoa.
Às 21h00min acontece a Procissão do Senhor Morto, que sai da Igreja Matriz, passando pelas principais ruas até o Cemitério Púbico Municipal. Nesse momento, os fiéis saem em cortejo condizendo o corpo de Jesus, seguindo pelas laterais das ruas, no meio da rua caminham aqueles que conduzem o santo Corpo do Senhor e crianças vestidas de anjo, num coro de rezas e cânticos.