LUÍS GOMES: PROFESSOR NÃO É PANO DE CHÃO

Na manhã desta quinta, em ato público reivindicatório, em frente a Prefeitura Municipal de Luís Gomes, os professores da rede pública municipal realizaram uma manifestação pelo cumprimento e atualização do piso salarial e pelo respeito e valorização da categoria.
O ato foi organizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Luís Gomes (SIMDLUMP), juntamente com os profissionais de educação, que ainda requerem uma gestão mais democrática no âmbito escolar, a regularização da progressão dos professores e a devida implantação do adicional de insalubridade para determinados servidores.
De acordo com a professora Betânia Fonseca a parada “reivindica melhorias salariais, pois o piso está sendo negado há mais de três anos, hoje totalizando 27,32%. Além disso, a progressão vigente no Plano de Cargos, Carreiras e Salários do magistério foi engavetada, não sendo reajustado nos últimos cinco anos. Então, a gente sai às ruas e faz esse ato para mostrar ao povo de Luís Gomes a desvalorização da educação que a gestão municipal está tendo com os docentes”. Ainda segundo a manifestante, “professor não é pano de chão e o sindicato e sua representatividade também não é pano de chão”.
A reivindicação conta com profissionais da rede pública urbana e rural, com o apoio de alunos da rede municipal, não sendo a primeira do gênero e, segundo os organizadores, não será a última. De acordo com o que apuramos, houve uma reunião com o executivo municipal em fevereiro, que se prontificou a realizar estudo de impacto sobre a folha de pagamento, em relação ao reajuste do piso salarial, e uma resposta seria dada na primeira quinzena de março. Entretanto, segundo os militantes, até agora “deu-se calado como resposta”.
Há dois anos, ocorreu o primeiro manifesto dos servidores da educação com o mesmo propósito, na ocasião questionaram os repetitivos atrasos de salários, o descumprimento do piso salarial aprovado pela Câmara de Vereadores, a não observância de anuênios, quinquênios e a troca de letras dos profissionais.


video