TRANSPOSIÇÃO CHEGA AO RN EM DEZEMBRO

Luís Gomes/RN – De acordo o Ministério da Integração, a transposição e incorporação do Rio São Francisco ao sistema de águas do Rio Grande do Norte deve ocorrer ainda no ano de 2017, com a retomada das obras do projeto no Eixo Norte.
O sistema que atenderá 19 municípios de forma direta e 94 de forma indireta no estado, inclusive o município de Luís Gomes, abrange as regiões Oeste, Central e Seridó potiguar. O Eixo Norte corresponde a 402 quilômetros, desde Cabrobó/PE, passando pelos rios Salgado e Jaguaribe, até o Rio Piranhas-Açu/RN e Apodi/RN.
As águas do “Velho Chico” devem beneficiar mais de 1 milhão pessoas no Rio Grande do Norte, sendo fundamental para municípios que se encontram em total colapso no abastecimento de água, como Almino Afonso, Antônio Martins, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, João Dias, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Serrinha dos Pintos, Tenente Ananias, entre outros.
A previsão de chegada das águas em dezembro desse ano não é tão confiável, tomando como base outros anúncios oficiais que não se confirmaram, pelo contrário, só foram adiados. O Eixo Norte, em seu conjunto, levará água para mais de 7 milhões de pessoas, contemplando os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco.