LUÍS GOMES EM CLIMA DE TENSÃO

Luís Gomes/RN – Numa semana bastante agitada o município serrano teve momentos de grande expressividade democrática e de efetiva participação da sociedade civil organizada, na busca por seus direitos, assim como de fatos que tem afetado negativamente o cotidiano das pessoas.
Em termos de participação social, há de se destacar as duas manifestações encabeçadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Luís Gomes, que representam essa atuação direta e mobilizadora de debates, pressões e reflexões sobre o piso salarial dos professores, num primeiro momento, e pela contrariedade às reformas trabalhista e previdenciária, num segundo ato de protesto.
Da mesma forma, podemos destacar mais três acontecimentos valiosos para o município, que impactam nossa democracia, a justiça social e o desenvolvimento sustentável. Primeiramente, em relação as Eleições Escolares Municipais, em sua 2ª edição, que representam a continuidade de uma luta e de uma conquista valiosa para a democratização da gestão escolar. Segundo, pela passagem dos 48 anos da Fundação Francisca Fernandes Claudino, no último dia 26 de abril, a organização não governamental mais atuante e mais fecunda da municipalidade. Em terceiro momento, pelo anúncio da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco em dezembro próximo, em terras potiguares, algo fundamental para Luís Gomes e centenas de municípios.
Entretanto, o que roubou a cena não foram as manifestações sindicais, os acontecimentos ligados ao fortalecimento da participação democrática ou projeções de desenvolvimento e melhorias para a cidade, mas, infelizmente, os atos de violência e criminalidade que avançam como nunca antes nessas serranias.
A sucessão de ocorrências de crimes e delitos têm ocorrido de tal forma, que a população perdeu o sentimento de segurança, sendo necessário se restringir no seu direito de ir e vir, principalmente em horários e locais menos indicados. Nos últimos anos, pelo volume de casos, já seria possível realizar um mapeamento das infrações como forma de alertar a todos sobre os locais mais vulneráveis ou mais violentos.
Recentemente, assim como noticiamos, foram registradas ocorrências criminosas no Mirante da Serra, Posto de Combustível da Avenida Senhora Santana, roubo de celulares de transeuntes, arrombamento do Centro de Saúde de Luís Gomes, entre vários outros tristes episódios.
Nas redes socais, o assunto “Violência em Luís Gomes” foi o assunto mais comentado, lido e repercutido, devida a sua escalada vertiginosa e alarmante. Diante da situação, foi divulgado um link (ver aqui), para realizar uma pesquisa sobre a segurança pública de Luís Gomes.
De acordo com o moderador e as informações da consulta, o objetivo principal é saber o nível de satisfação da população (ou insatisfação) com a segurança da cidade, levar os dados às autoridades, a fim de atrair um olhar mais cauteloso e preocupado com esse setor, para que atitudes sejam tomadas antes que se torne um problema irreversível.
Assim tem sido a rotina de Luís Gomes, muito quente deveras, com avanços e desafios a se vencer, problemáticas que pedem e necessitam da participação de todos, porque diz respeito e influencia a vida da coletividade. Um ótimo final de semana para todos e que bons ventos soprem nas próximas semanas!

Portal Luís Gomes RN – o melhor e mais completo conteúdo virtual sobre o município de Luís Gomes. (http://portalluisgomesrn.blogspot.com/).