LUÍS GOMES: O QUE VEM POR AÍ?

O ano de 2017 ainda promete muitas emoções para os luís-gomenses não só pelas festividades e grandes eventos que se aproximam, como o São João das Escolas, a Festa de Emancipação Política, a Fenacut, a Festa de Santana (entre outros), mas também pela agenda social e política que influencia diretamente a vida dos cidadãos.
Um desses temas instigantes está relacionado ao Plano de Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Luís Gomes. Como sabemos o município ainda não dispõe do dispositivo e de uma operacionalização quanto ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. 
Algumas etapas precisam ser vencidas para a implementação do PMSB, dentre elas, a formatação de um documento norteador, construído pela gestão pública e a sociedade, a partir de audiências e discussões democráticas. Em seguida, o PMSB é apreciado e aprovado pela Câmara Legislativa Municipal. Com a aprovação, torna-se o instrumento que rege as metas, as políticas e os serviços em relação ao tratamento da água, do esgoto doméstico, da limpeza urbana, da coleta e descarte do lixo e da drenagem das águas de chuva.
Mudando de assunto, esse ano também serão realizadas as Eleições Diretas de Diretores nas Escolas da Rede Municipal de Ensino de Luís Gomes. A previsão é que a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos lance o edital ainda no próximo mês de maio. 
Nesse tipo de eleição, podem concorrer profissionais efetivos que possuam curso superior na área de educação e livres de qualquer sansão administrativa. O direito a voto será restrito a professores, orientadores educacionais, supervisores e administradores escolares e servidores públicos da educação efetivos, alunos a partir dos 10 anos, pais ou responsáveis legais.
Agora, trataremos de um assunto ligado ao turismo. Sabemos que Luís Gomes é uma cidade turística (com potencial para crescer), que integra o Polo Serrano e o Mapa do Turismo Brasileiro, atualizado a cada dois anos, coincidindo com o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais e governadores estaduais. 
Esse processo de atualização é realizado pelos gestores municipais e precisam ser informados ao Ministério do Turismo para remapeamento. São aspectos importantes para compor o Mapa do Turismo Brasileiro: município com órgão e dotação para o turismo, termo de compromisso para a pasta e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística. A conclusão da atualização ocorre em julho desse ano, sendo um importante instrumento de valorização e fomento do turismo municipal.
Para terminar a matéria “O que vem por aí?”, informa a população de Luís Gomes que, segundo relatos, a entrega e inauguração do ‘novo’ Hospital Municipal Vereador Antônio Linhares (em trabalho de reforma e ampliação) ocorrerá na data de emancipação política de Luís Gomes, em 05 de julho de 2017.
Portanto, o ano que segue promete novidades e coisas que dizem respeito e que influenciam a vida de todos nós, comunidade, instituições, representantes, sociedade civil organizada e que merecem nossa atenção e participação efetiva.