ELEIÇÕES ESCOLARES MUNICIPAIS

Luís Gomes/RN – Assim como havíamos anunciado na matéria “O que vem por aí?”, as eleições de diretores e vice-diretores das escolas municipais, da rede pública de ensino de Luís Gomes, acontecem na próxima semana, no dia 05 de maio.
As eleições foram confirmadas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, que convoca todos os envolvidos com a educação pública do município a se fazerem presentes num importante ato democrático.
As eleições das escolas municipais são diretas, na zona urbana e rural, com a participação dos professores, orientadores e supervisores educacionais, funcionários escolares, alunos a partir de 10 anos, pais ou responsáveis legais.
De acordo com informações veiculadas no site da Prefeitura Municipal, teremos duas chapas apenas para a Escola Dona Maroca, nas demais concorrem candidaturas únicas, algo ruim pela impossibilidade de escolha e de ampliação do debate escolar.
O Núcleo I, que compreende Lagoa de Pedra (Rafael Gomes de Lima), Baixas (Raimundo Osvaldo Rocha) e Lagoa do Mato (Hermógenes Batista e Creche Nossa Senhora do Carmo), tem como candidata única Suzy Sulamita de Lima Silva Barbosa.
O Núcleo II, que engloba Sítio Arara (Maria Umbelina), Pitombeira (Osorio Bezerra de Sousa), Vila São Bernardo (José Paulino da Costa) e Sítio Carneiros (São Francisco), tem a candidata única Rizélia Maria da Conceição.
O Colégio Comercial Padre Osvaldo tem como postulantes Irailda de Oliveira Costa Gonçalves (Diretora) e Maria Edwiges Almeida Bernardo (Vice-Diretora). A Escola Mul. Maria Fontes Rocha “Dona Maroca” tem as concorrentes Francine Nunes Batista de Lima (chapa 01) e Maria do Socorro Bento (chapa 02). A Escola Municipal Professor Dubas tem a candidata Francisca Geanne Costa Teixeira. Na Escola Municipal de Ensino Infantil São Francisco das Chagas, a candidata única é Maria Lucielma de Oliveira Silva.
Por fim, dizer que essa é a 2ª edição das eleições escolares municipais no município de Luís Gomes, com praticamente as mesmas candidatas da primeira edição que ocorreu em 28 de agosto de 2015. A comissão eleitoral é composta por Betânia Maria Fonseca, Maria Luciana de Sousa, Ana Kaliane Costa e Jessica Larissa Ferreira da Silva.

Principais Informações:
·        Objeto: eleições de Diretores das Escolas Municipais;
·        Data: dia 05 de maio de 2017, das 08 às 17 horas.
·        Eleitores: funcionários escolares, professores, alunos e pais.
·        Importância: autonomia, participação, democratização e identidade das escolas.