UM ORGULHO PARA OS LUÍS-GOMENSES

A Orquestra Funffec de Cordas continua marcando a história e emocionando plateias, com jovens e com sonhos que começaram pequenos, em 2012, e que hoje reafirmam o poder da fé, do trabalho e da dedicação.
A Orquestra Funffec de Cordas (OFC), além de assegurar cidadania, de promover o desenvolvimento de jovens músicos, do resgate da música de qualidade, da valorização das raízes culturais nordestinas, ainda contribui para a formação de cidadãos para os desafios da vida.
Nos últimos meses a OFC, vem marcando o seu nome no cenário da música brasileira e mundial. É um período de afirmação e de evolução.
Ano passado a OFC teve a maravilhosa experiência de realizar a primeira viagem internacional, com uma turnê por cinco cidades da província de Quebec/Canadá. O ano seguiu com apresentações por diferentes cidades em eventos culturais.
Em dezembro do último ano, a OFC foi à cidade de Natal/RN apresentar o seu repertório na UFRN e no período natalino na Governadoria do Estado, com presenças ilustres, a exemplo do governador. No final de dezembro a OFC realizou uma turnê por cidades do Piauí (Parnaíba, Piri Piri e Teresina) e uma cidade do Maranhão (Tutóia).
O ano de 2017 iniciou com mais uma participação em um evento internacional, dessa vez foi a Glomus Camp 2017, promovida pela UFRN, evento que recebeu 32 nacionalidades diferentes, durante 15 dias de intensas atividades. A OFC mais uma vez atraiu muitos olhares. Os integrantes da OFC também puderam participar das oficinas e workshops da Glomus, além de dividir o palco de apresentações com finlandeses e dinamarqueses no palco Glomus. Alguns integrantes também integraram a orquestra sinfônica da UFRN no concerto de abertura da GLOMUS.
Em março a OFC foi até Mossoró participar do projeto “Amigos do Piano”, na ocasião o repertório foi construído em homenagem a Johan Sebastian Bach. Em maio, a orquestra levou muitas pessoas ao Centro Cultural Banco Do Nordeste (dia de Souza Folia), onde realizou um concerto de grande performance, ao que se notou pela receptividade do público.
No último sábado, a OFC marcou presença no lançamento do projeto Sociedade filarmônica Pauferrense. O convite se deu pelo fato da orquestra ser uma referência como projeto de inclusão sociocultural através da música. 
A OFC, atualmente, encontra-se em intensa preparação para mais um concerto internacional. Dessa vez, o Festival Eurochestries, que acontecerá em Sobral/CE, na segunda quinzena de julho. O festival contará com a participação de 5 países (Brasil, França, Canadá, EUA e Chile). Na oportunidade a OFC fará 4 concertos, além de participar da orquestra internacional, dividindo o palco com músicos de diferentes países.
As atividades continuarão no segundo semestre de 2017. A OFC tem mais um convite da UFRN para regressar a Natal/RN, além de eventos articulados com o IFRN, UERN e Teresina Shopping.
Parabéns a Funffec, a OFC, aos responsáveis pelo bonito trabalho, pela coragem de desbravar novos desafios, pela dedicação dos jovens que amam a música, pelo exemplo que mostra o caminho (acreditar e lutar pelos sonhos), pelo orgulho e satisfação de todo o povo luís-gomense.
Informações: Maestro Leandro Fernandes de Oliveira.

LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo portal de notícias, opiniões e informações do município de Luís Gomes.