A QUEDA DO FUTEBOL LUÍS-GOMENSE

Falar do futebol de Luís Gomes é falar de uma grande paixão, é lembrar de belas partidas e craques memoráveis, é rememorar os estádios cheios e toda a gente orgulhosa, é reviver grandes competições, gloriosos títulos e festivas comemorações.
Luís Gomes, por um longo tempo, sempre foi uma referência de bom futebol para o Alto Oeste Potiguar, Sertão Paraibano e áreas adjacentes do estado do Ceará, ao investir pouco, trazer consideráveis públicos, apresentar um espetáculo de boa qualidade e alcançar os títulos de maior expressividade em toda a região.
Antes, a Seleção de Luís Gomes, o glorioso 26 de Julho, era admirado e respeitado por todos, quase sempre desfilando um futebol brioso e imponente. De tão forte e organizado, o futebol da Serra de Santana foi hegemônico por diversos momentos e fases do futebol, principalmente nos campeonatos e copas regionais, em que as forças eram verdadeiramente medidas, com os melhores atletas amadores e, muito deles, profissionais.
O futebol de Luís Gomes tinha outro aspecto peculiar, apesar do alto nível futebolístico, com atletas competentes, teve um baixo nível de profissionalização, talvez pela falta de planejamento estratégico, de investimento, de patrocínio e de parcerias.
Dentre as conquistas mais expressivos estão os títulos da Copa Cultura, Copa Difusora, Copa Primo Fernandes e Copa União, considerados os torneios de maior competitividade e alto nível técnico das últimas décadas.
A história é bonita, mas atualmente vivemos tempos de escassez, de retrocesso, de decadência no futebol luís-gomense. Cada vez que assistimos uma partida, principalmente do 26 de Julho, mais se sente saudade dos tempos de outrora. Não é só uma fase ruim, é uma sucessão de fracassos! O torcedor não reconhece, não se empolga, não vê grandes projeções.
O 26 de Julho desde muito tempo foi a primeira força, a mais representativa agremiação do município e da região, só que as coisas mudaram, as perspectivas são outras, o cenário é bem diferente. Nem ao menos tem superioridade dentro da municipalidade. Algo distante de se imaginar...
A última competição disputada, a Copa Primo Fernandes de 2017, a equipe não conseguiu ultrapassar nem mesmo a primeira fase, apesar de possuir uma comissão exclusiva e alguns reforços considerados importantes. Se verificarmos o scout, em quatro partidas, houve um aproveitamento de um terço do total de pontos disputados. Em relação ao saldo de gols, mais um número negativo, com três marcados e seis sofridos.
Class.
Equipes
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
São Bernardo
10
4
3
1
0
15
3
12
83,3
Amigos
07
4
2
1
1
2
2
0
58,3
Popular
06
4
1
3
0
4
3
1
50,0
26 de Julho
04
4
1
1
2
3
6
-3
33,3
Real Micaelense
00
4
0
1
4
0
10
-10
0
* Em azul, equipes classificadas para a próxima fase.
Dessa maneira, a participação do 26 de Julho comprova o declínio e falta de estruturação do futebol praticado em Luís Gomes. Falta um elenco de boa qualidade técnica, com controle de bola, com jogadas seguras e ensaiadas, falta volume de jogo e finalizações, falta toque de bola e envolvimento do adversário, falta material humano para reencontrar as referências de nosso verdadeiro futebol.
Quem acompanhou a partida de ontem, entre 26 de Julho e Popular, pode observar fragilidades e carências, em todos os setores. Falta coordenação, de um time sem jogadas definidas, com muita ligação direta e sem criatividade com a bola no pé. E o pior, falta espírito de vencedor, uma vez que é notório a falta de atitude, de motivação, de raça e de entrega.
Ao final da partida, mesmo antes do empate em 1 a 1, alguns torcedores chegaram a vaiar a equipe pelo baixo desempenho, pela falta de comando, pela sucessão de erros, pela eliminação iminente. Num grupo de cinco equipes, em que se classificavam as três primeiras, o 26 de Julho terminou num triste e deprimente quarto lugar, atrás de São Bernardo (Luís Gomes), Amigos (Poço Dantas) e Popular (Poço José de Moura).
A história e a grandeza do 26 não condizem com essa performance, com esse comportamento, com essa apatia. É preciso pensar melhor o futuro da Seleção de Futebol de nosso município. Não podemos continuar com esse modelo atual de gestão futebolística! Ou organiza-se o departamento ou parem de manchar a imagem, a memória e a história do 26 de Julho, construído por grandes personagens, grandes atletas e grandes sonhos!
A camisa do “Galo da Serra”, apelido carinhoso do saudoso Mário de Ramos, não pode ficar à mercê de gestores incapacitados, do que tipo que manda o “time espalhar em campo” e nada mais. É preciso alguém que resgate a identidade, a alma desse time. Havia uma filosofia, um padrão, uma maneira de jogar, mas o que estão fazendo agora? Exatamente, uma assombrosa desconfiguração!
Hoje, a modesta equipe de São Bernardo é, talvez, um sopro de esperança para dias melhores em nosso futebol. Com alguns resultados interessantes. Tem colocado o 26 de Julho “no chinelo”, “no bolso”. Podemos nos calar diante disso? Não haveríamos de ficar indignados? Quem dera que o motivo de tanta revolta fosse apenas este. Muitos são os erros que se repetem... Até quando essa situação persistirá? Até quando continuaremos com o mesmo comando estéril? Que medidas serão tomadas e anunciadas para uma verdadeira mudança nesse quadro espantoso?
Assim, é preciso reiterar que o futebol evoluiu muito, tornou-se mais complexo e competitivo, com muitas variáveis a serem pensadas e levadas em conta, sendo necessário mais comprometimento, informação, esclarecimento, liderança, experiência e plano de trabalho a médio e longo prazo.
Luís Gomes tem perdido espaço no cenário do futebol regional, tornou-se uma figura de baixa representatividade, com quase nenhum apelo ou paradigma e aquém das expectativas. Quem ama o futebol de Luís Gomes, certamente está com o coração desalentado, a pedir que mudem a rota, que repensem as estratégias, que reconduzam o nosso futebol a brilhar com protagonismo, com empolgação e com organização. O futebol de Luís Gomes merece mais, muito mais!

*LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo portal de notícias, informações e opiniões do município de Luís Gomes. (https://portalluisgomesrn.blogspot.com.br