UM ÍCONE RELIGIOSO, PEDAGÓGICO E SOCIAL

Padre Raimundo Osvaldo Rocha nasceu em 04 de agosto de 1930 no povoado de Mutambeira, município de Sobral, Ceará, filho de Manuel Pereira Rocha e Maria do Espírito Santo Rocha. Respirou o ar puro de Luís Gomes pela primeira vez na manhã de 21 de fevereiro de 1960. Aos 28 anos, a posse como vigário da Paróquia de Luís Gomes, deu-se no dia 10 de fevereiro de 1960, às 10 horas da manhã, na tradicional missa que convocava o povo da feira livre.
Aqui estabelecido, trabalhou incansavelmente pela fé, pela partilha, pela paz e perseverança entre os munícipes. Das suas principais conquistas, além da construção da atual Matriz de Senhora Santana entre os anos de 1960 a 1971, do Estádio Paroquial “Nia Torquato”, Maternidade Paroquial, Banda de Música Paroquial Dr. Vicente Fernandes Lopes, Cine Paroquial Xavier Fernandes, Casa das Irmãs Carmelitas e capelas, está o fortalecimento da fé, da caridade e da espiritualidade dos luís-gomenses.
Entre Luís Gomes e Padre Osvaldo há uma relação de infinito amor. Sempre carismático, de personalidade inabalável e uma atitude positiva ao diálogo e a caridade, o vigário foi sinônimo de inspiração pela postura humilde, mas, certamente, um homem à frente de seu tempo, pois investia todos os esforços necessários a edificação do saber e da fé em nosso município (NASCIMENTO, 2016). Pro Deus et Patria, era o lema de vida desse homem que em sua jornada se tornou um semeador de paz, amor e fraternidade.
Paralelamente à sua formação religiosa, Pe. Osvaldo dedicou-se por muitos anos como professor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, UERN. Como diretor do Colégio Comercial Luís Gomes, fundado por ele em 04 de março de 1968, e que hoje recebe o seu nome, como uma forma do povo luís-gomense retribuir uma das obras mais importante que ele trouxe ao município, sendo também a que ele mais tem orgulho de ter conseguido para o povo da terra que ele pretende permanecer até os dias finais de sua vida.
Com um olhar idealista, fundou em 25 de julho de 1969 a Escola Profissional Francisca Fernandes Claudino, juntamente com o empresário João Claudino Fernandes e a professora Francisca Cavalcante de Souza. Por anos dirigiu a organização que hoje tem o nome de Fundação Francisca Fernandes Claudino. 
Além de exercer estas funções, religiosa e pedagógica, o reverendo ainda arrumou tempo para administrar a cidade de Luís Gomes por três mandatos, destacando-se como um dos melhores prefeitos do Estado.
Em 22 de dezembro de 2007 o município parou para comemorar o Jubileu de Ouro do maior sacerdote de Luís Gomes. Uma história de amor, de sacrifício e dedicação a serviço da igreja e do povo que ele tomou como família. Assim foram contados os 50 anos vida religiosa do padre Raimundo Osvaldo Rocha.
Pe. Osvaldo é um ícone, uma figura transcendental na história sociocultural e política de Luís Gomes. Seu nome jamais será esquecido e seus feitos lembrados por gerações e gerações. Sua liderança, obstinação, carisma e fé o transformaram numa referência, a sua dedicação ao povo luís-gomense foi tão forte e verdadeira que perdura intensamente até os dias atuais (Nascimento, 2016).

LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo portal de notícias, opiniões e informações do município de Luís Gomes.