PARÓQUIA DE LUÍS GOMES: JUCAM E JUNAC

Nos idos da década de 80, exatamente em 1982, nascia o JUCAM (Juventude Unida em Cristo Por um Amor Mútuo). Um ano depois era a vez do JUNAC (Jovens Unidos Numa Ação Cristã). Dois grupos com nascentes religiosas, mas com destaque especial na assistência e fraternidade social.
O JUCAM tinha uniforme num tom azul bebê com o símbolo de uma pomba. O JUNAC tinha um uniforme vermelho, com a impressão do rosto de Cristo à frente. Cada um tinha seu papel na sociedade luís-gomense, associações voluntariosas que contribuíam com uma comunidade mais fraterna e participativa.
O JUCAM foi uma iniciativa inovadora no município. Partiu da sensibilidade e da generosidade de Alsenir Firmino Pereira Nunes, conhecida como Criança (in memoriam), juntamente com a parceria de Maria Gerusa e, de sua irmã, Aldenir Pereira. A sede do grupo localizava-se, à época, na Rua Adolfo Paulino, no anexo do Colégio Comercial Padre Osvaldo, onde havia reuniões semanais aos sábados.
Dentre os projetos da agremiação destacavam-se a realização de torneios esportivos, comemoração de festas juninas, organização de peças teatrais e a idealização, elaboração e direção da primeira festa de Emancipação Política de Luís Gomes, ocorrida em 1983, com desfile cívico e participação do batalhão de polícia, júri simulado na praça, encenação com as figuras de Luís Gomes de Medeiros e Escravo Jacó e festa dançante no Mercado Público.
A inovação, o arrojo, a organização capitaneada pelos jovens foi tão impactante, positivamente, que o então prefeito, Aguinaldo Fernandes Dantas, se dispôs a contribuir e colaborar com o evento que, dali em diante, se tornaria um dos eventos mais importantes e tradicionais do município.
O JUNAC era coordenado por Maria do Carmo e composto por jovens como Graciene Cavalcante, Solange Batista, Maria da Paz (Paizinha), Carlos Ney, Rivane, Dé de Bida, Renilza, Itamar, Elaine, Rosimere, Ana Gracilda, Vânia de Tuca, Carmem de Maria do Carmo, Claudenir, Cadiquinha, Nataline, Levi e Ricardo (in memoriam), Domingos Neto, Beta e Lindonjonhson, entre outros.
Portanto, foram grupos de jovens que participavam ativamente da vida social, cultural e religiosa do município, contribuindo e disseminando valores de uma comunidade mais solidária, irmanada e esperançosa em seu papel transformador (Nascimento, 2016).

Referência Bibliográfica
NASCIMENTO, A. R. F. do. Luís Gomes: a terra e o povo de Luís Gomes entre prosa e poesia. Natal: Feedback, 2016.
_____________. Jucam e Junac: participação e fraternidade. In: Portal Luís Gomes RN. Disp. em <https://portalluisgomesrn.blogspot.com.br/2016/10/jucam-e-junac-participacao-e.html>. Acesso em 01 jun 2017.

LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo portal de notícias, opiniões e informações do município de Luís Gomes.