PARÓQUIA DE LUÍS GOMES: BANDA DE MÚSICA

A história da Banda de Música Paroquial Dr. Vicente Fernandes Lopes tem sua origem a mais de cinco décadas, em 1962, quando Padre Raimundo Osvaldo Rocha, pároco local, se decidiu, convictamente, da necessidade de um grupo para abrilhantar e festejar as solenidades religiosas da Paróquia de Santana.
Um ano antes, a primeira professora dos alunos de música foi Dona Luzia Pascoal. Muito dedicados não perdiam um ensaio sequer. Eis que logo sabiam tocar com desenvoltura, dobrados, valsas e cânticos.
A banda de música foi criada por iniciativa do Pe. Osvaldo, que conseguiu os instrumentos com o médico e luís-gomense, Dr. Vicente Fernandes Lopes, à época, radicado em terras cariocas.
Agora era uma questão de tempo. Logo encontraram um homem capaz de comandar os trabalhos, de forma mais direta, o maestro João Batista Ferreira, naquele tempo, cabo da polícia militar. Depois foi feito o recrutamento de jovens para constituir um grupo musical. Depois de seis meses de ensaio o conjunto foi inaugurado, de forma oficial, no dia 06 de maio de 1962, com apresentações em frente à Igreja Matriz, em seguida pelas ruas de Luís Gomes tocando o dobrado “Dois corações” e o Hino de Senhora Santana, padroeira da terra.
Dali em diante a orquestra ganhou notoriedade e tinha o apoio financeiro da paróquia. Requisitada em todos os eventos importantes que se tem notícia. Sua presença era garantia de momentos de saudosas reminiscências. Com a conquista de certa proeminência surgiam convites para apresentações em festas religiosas em Alexandria, Umarizal, Itaú, Apodi, São Miguel, Pau dos Ferros...
A visibilidade levou o grupo a se afigurar em eventos em grandes cidades como Natal, Juazeiro do Norte, Mossoró, Sousa, Cajazeiras, tamanho era o prestígio que conquistaram. Nesse momento, o repertório não se restringia ao tema religioso. Tocavam em festas juninas, carnavalescas, políticas e acontecimentos sociais.
Impossível não lembrar, como algo preso à memória, da presença notável dos músicos e toda a desenvoltura na formação e na execução das composições. Muitas foram às vezes que a comunidade despertava com o som cândido e contundente dos artistas serranos. As alvoradas na emancipação política e durante a festa de Santana, dia das mães, os desfiles cívicos, os leilões de grande avultamento, a retreta nas praças.
A Banda de Música Paroquial Dr. Vicente Fernandes Lopes é um patrimônio do povo luís-gomense e mais uma grande conquista da Paróquia de Senhora Santana, a partir do incentivo e entusiasmo de Padre Raimundo Osvaldo Rocha (Nascimento, 2016).

LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo portal de notícias, opiniões e informações do município de Luís Gomes.