PARÓQUIA DE LUÍS GOMES: PRIMÓRDIOS

A história de fé e religiosidade do município de Luís Gomes começou nos primórdios dessa terra, após 50 anos da chegada de Luís Gomes de Medeiros e do escravo Jacó, em 1756. Os anais registram o princípio, o nascimento da Paróquia de Senhora Sant´Ana. Tudo começou no distante ano de 1806, uma narrativa que se inicia com a fundação da capela, por meio do missionário Frei Victal e, principalmente, do Padre Anacleto de Oliveira Lêdo, da família dos bandeirantes Lêdos que se fixaram na Fazenda Serra Branca, município de Sousa – Paraíba.
A primeira imagem de Senhora Sant’Ana chegou ao município pelas mãos de Padre Anacleto, graças a um voto de fé para que alcançasse êxito no curso eclesiástico. Uma vez ordenado, solicitou a construção de um altar e ali colocou a imagem da Mãe de Maria Santíssima, naquele mesmo ano. Quatro dias depois, um forte vendaval levou ao chão a efígie que se fragmentou. Então, o padre resolveu cumprir integralmente o seu compromisso com a construção da primeira capela, consagrada à Senhora Sant’Ana, colocando no altar uma nova imagem (FIGUEIRÊDO, 1940).
Os anos seguiram com as atividades e ritos religiosos num ritmo calmo e desacelerado, numa paróquia com grandes dimensões e uma comunidade que contava com uma população ainda pequena, com menos de três mil habitantes. Somente em 1º de junho de 1886, após 80 anos de caminhada e de fortalecimento da cristandade, houve o ato de criação da paróquia de Sant’Ana, conforme relatou Lima (1990) em seus escritos: “A lei provincial n. 976 de 1º de junho de 1886 creou a parochia da Senhora Sant’Ana, na povoação de Luiz Gomes, tendo por limites os do districto de paz da mesma povoação”. Esse é o ato que oficializa legalmente a concepção da Paróquia de Luís Gomes, Rio Grande do Norte.
REFERÊNCIAS
FIGUEIRÊDO, A. P. de. História de Luiz Gomes. Luís Gomes: Centro de Imprensa S/A, 1940.
LIMA, N. Municípios do Rio Grande do Norte: Flores, Goianinha, Jardim do Seridó, Lajes e Luís Gomes. Mossoró: ESAM, 1990. (Col. Mossoroense, 598, série C).


LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo portal de notícias, opiniões e informações do município de Luís Gomes.