LUÍS GOMES: AUMENTO DE RECURSOS

Luís Gomes/RN – Era rotina ouvir políticos e gestores a reclamar das dificuldades enfrentadas na condução das obrigações inerentes ao município, seja pela quantidade ínfima de receitas, pelo aumento de responsabilidades sociais, pela sucessão de crises macro e microeconômicas, pelas intempéries sobre a produção local, pelo acumulo de dívidas de gestões passadas...
O povo luís-gomense já conhecia o discurso, como uma música que não sai da cabeça. Atualmente, todos conhecem as dificuldades que o município enfrenta para honrar os seus compromissos, de fazer com que a máquina administrativa não pare no meio do caminho. De fato, são dificuldades imensas e um grande jogo de cintura para seguir em frente.
Entretanto, há fatos recentes que indicam um futuro mais promissor e desafogado. Tudo leva a crer que o ano de 2018 será bem mais favorável a administração municipal, com a entrada de mais recursos financeiros. Especialmente, com o aumento financeiro do Fundo de Participação dos Municípios e com a regulamentação de impostos.
Isso mesmo. A partir do ano que vem Luís Gomes passa do coeficiente 0,6 para 0,8 em relação ao FPM. Isso porque o município atingiu o número de 10.211 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Em termos diferenciais, apenas nesse quesito, o município terá um aumento aproximado de quase três milhões de reais nos cofres públicos. Em se tratando de um lugar pequeno, é um acréscimo que faz muita diferença.
Além disso, a política de atualização e regularização de impostos municipais, com destaque para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos) vai ampliar ainda mais o caixa da atual gestão.
Essa proposta de revisão dos impostos vem sendo questionada por alguns vereadores, que a classifica como danosa e exorbitante, com o discurso de que regulamentar é realmente necessário, mas sem abusos e critérios desalinhados.
Portanto, o próximo ano promete ser mais favorável a todos, gestores, órgãos e população, uma vez sendo bem alinhados e executados os recursos, com vistas aos planos municipais, especialmente o Plano Plurianual (PPA), a promoção do crescimento econômico por meio do plano de obras, do turismo, da agricultura (com um inverno favorável), do comércio, do pequeno empreendedor e demais meios prolíferos.

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município de Luís Gomes.