LUÍS GOMES: AS CAMPANHAS E SUAS CORES

Atualmente, vivemos o chamado “setembro amarelo”, mês dedicado à conscientização, por meio de movimentos, ações e atividades variadas, sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. Uma discussão importante, na medida em que se tem notícia de vários casos de autoquíria no município de Luís Gomes. E o setembro verde também evidencia o tópico da doação de órgãos.
O que muitos não sabem é que cada mês do ano existe uma campanha ou mais campanhas de prevenção à saúde específicas. Talvez as mais conhecidas sejam o outubro rosa (prevenção ao câncer de mama) e o novembro azul (prevenção ao câncer de próstata, principalmente).
Janeiro branco é dedicado as ações de saúde mental e bem-estar em todo país, ajudando a mudar a compreensão acerca de tabus relacionados ao tema, com a promoção e a atenção especial para os indivíduos desse grupo.
Fevereiro roxo foca as questões de lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Abril verde trata da segurança e saúde do trabalhador, de forma a prevenir e reduzir acidentes de trabalho. Maio amarelo enfoca e discute a problemática de mortes, feridos e demais acidentes de trânsito. Junho vermelho observa o assunto das doações de sangue, assim como o junho laranja repensa os temas anemia e leucemia.
Por fim, o julho amarelo evoca a temática da hepatite e câncer de osso, o dezembro laranja destaca o câncer de pele e, por sua vez, o dezembro vermelho a matéria do vírus HIV.

Deixe seu comentário, elogio ou crítica. Contribua com um município melhor. Compartilhe suas denúncias e sugestões de pauta através do e-mail: arfn10@gmail.com   

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município de Luís Gomes.