LUÍS GOMES PRECISA DE CRÍTICOS

Em se tratando de um município pequeno, com influência de arcaicas práticas político-culturais, de uma forte estrutura paternalista e clientelista, com diversas lideranças comunitárias facilmente manipuláveis, de um povo historicamente pouco revolucionário, é de grande importância o surgimento de pessoas com espírito combativo, com o peito sublevado em relação a coisas destoantes e indevidas, que constituem o contraponto produtivo da cidadania e das relações de poder.
Felizmente, várias pessoas entenderam que o verdadeiro cidadão não deve curvar-se às indiferenças, às arbitrariedades, às incompatibilidades, às dissimulações. É luta inglória, mas que produz efeitos benéficos a coletividade. As redes sociais também tem sido um importante instrumento de participação cidadã, fomentando o discurso dos excluídos, incompreendidos, injustiçados ou com sede de justiça.
É preciso agitar as coisas, porque a calmaria leva a acomodação, a corruptibilidade. Os mecanismos de poder precisam ser provocados, fiscalizados, pressionados, para que sejam efetivos e mais equitativos... Melhor viver um dia de leão, do que cem anos de cordeiro, num país cada vez mais injusto e deteriorado.
É preciso superar nossos egoísmos e lutar contra toda forma de injustiça. Quem se curva ou se corrompe para a ganância, para o oportunismo, para a desgraça dos outros, tende a ser execrado da história e transportado para o esquecimento.  
Todo cidadão é convocado a pensar e agir conforme os valores mais indispensáveis à vida, à cidadania e à construção de um mundo melhor. Quem não deve, deveria se sentir fortalecido com uma comunidade repleta de pessoas crítico-reflexivas. 

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município de Luís Gomes.