SETE MARAVILHAS DE LUÍS GOMES

Luís Gomes/RN – O município serrano localizado no Alto Oeste Potiguar, presente no Mapa do Turismo Brasileiro e no Projeto Circuito das Serras Potiguares é reconhecido por suas belezas, pelo seu clima agradável, por seus atributos geográficos e fatos históricos marcantes, como a passagem da Coluna Prestes e do Grupo de Lampião ou a participação na Revolta do Quebra-Quilos.
O Portal Luís Gomes RN fez uma seleção daquilo que considerou ser as “Sete Maravilhas” do município de Luís Gomes, a partir dos principais locais de interesse das pessoas, de maior relevância sociocultural, religiosa, histórica e política.
01 – Igreja Matriz: A história de fé e religiosidade do município de Luís Gomes começou nos primórdios dessa terra. A primeira imagem de Senhora Sant’Ana chegou ao município pelas mãos de Padre Anacleto, em 1806. A Paróquia do município completou 131 anos de existência no dia 1º de junho de 2017. A Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana foi reconstruída e inaugurada em 1971, com marcas indeléveis do amor, da fé, da coragem e do espírito missionário dos luís-gomenses.
02 – Relo: O Complexo Turístico do Relo é um espetáculo da natureza, orgulho dos luís-gomenses, com suas belas paisagens, as cachoeiras, as quedas d’água, a vegetação preservada, a biodiversidade, os cânions, é um privilégio para todos os amantes da natureza, um reduto especial e inspirador, que revitaliza o corpo e a alma.
03 – Mercado Público: Cravado no centro da cidade de Luís Gomes o Mercado Público Municipal foi inaugurado em 05 de setembro de 1915, após anos de trabalho e engenharia. Por décadas monopolizou e os negócios do município, sendo igualmente o centro dos grandes eventos sociais e culturais. Hoje, continua a acolher os médios e microempreendedores e o Cine Tintin, com a arquitetura parcialmente alterada, mas com marcas históricas preservadas.
04 – Mirante da Serra: O Complexo Turístico Mirante, construído em 2007, distante a pouco mais de um quilômetro do centro de Luís Gomes, é lugar privilegiado com uma vista deslumbrante que causa um misto de alegria, paixão e serenidade. Assim, é um lugar que, em suas condições ideais, merece ser conhecido, apreciado e revisitado, principalmente por suas belezas naturais, um clima agradável e, além conscientizar para práticas e princípios importantes de preservação do patrimônio cultural e do meio ambiente.
05 – Alto do Tabor: Localizado no Distrito de São Bernardo, é um local de forte simbologia e prática religiosa, além de ser o ponto geográfico mais elevado do município, com visão panorâmica privilegiada. Fincado sobre um enorme lajeiro, sobre o qual tem o rastro da pegada lendária de Nosso Senhor, do jumentinho e da bota de São José, próximo ao cruzeiro. Ao centro se encontra uma pequena capela conhecida por “Igreja da Santa Cruz”. O Alto do Tabor foi o principal cenário de autoflagelação dos Penitentes, sendo um lugar sagrado e de adoração, purificado e espiritualizado por expressões genuínas de fé, altruísmo e convicção no poder da oração e do arrependimento.
06 – Casa Paroquial: A imponente obra foi inaugurada em 1945, a partir da liderança e obstinação de Pe. Miguel Guimarães Nunes, que convocou a comunidade para o grande desafio. Relatos contam que a madeira era trazida do Relo nos ombros dos fiéis. Depois de concluída, se tornou um importante ambiente para os objetivos, atividades e encontros religiosos. Fora utilizada por diversos anos como sala de exibição de cinema, especialmente no primeiro andar. Além disso, também era um centro recreativo e artístico, com ensaios e apresentações culturais com destaque para o teatro.
07 – FUNFFEC: Fundada em 25 de julho de 1969, pelo Pe. Raimundo Osvaldo Rocha, pelo empresário João Claudino Fernandes, juntamente com a professora Francisca Cavalcante de Souza, é pioneira no ensino profissionalizante na região. O educandário sempre primou pelo desenvolvimento intelectual de crianças, jovens e adultos através do ensino de técnicas e profissões. Em 08 de março de 2007 passou a se chamar Fundação Francisca Fernandes Claudino, deixando a qualificação de Escola Profissional. Hoje a organização é referência na formação profissional e educacional, na divulgação da cultura regional, na difusão do saber, na promoção da saúde, na luta pela justiça social, além de uma arquitetura paisagista singular.

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município. Portal de Opinião, Informação e Crítica.
Comente, compartilhe e curta nossa página: https://www.facebook.com/luisgomesrnbrasil