LUÍS GOMES: TRADIÇÃO RELIGIOSA

Em tradução livre, romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a locais religiosos ou considerados sagrados, com o objetivo de pagar promessas, fazer agradecimentos, suplicar por graças ou por ato puro e simples de devoção, realizado normalmente por meio de caminhada.
O povo luís-gomense, especialmente devotos de Senhora Sant’Ana e Nossa Senhora das Graças, colocaram o pé na estrada, na Romaria das Comunidades, nas primeiras horas da noite do último sábado, com saída da Matriz de Luís Gomes até o Alto do Tabor, em São Bernardo, com uma duração de aproximadamente duas horas.
Na verdade, foi um itinerário de convívio e comunhão fraterno, de encontro e renovação espiritual, de agradecimentos e pedidos de dádivas do Altíssimo, especialmente pelos enfermos, por tempos de prosperidade, de motivação na vida e perseverança.
Os andarilhos refizeram o mesmo caminho dos Penitentes de São Bernardo, até o alto santo que, além de ser o ponto geográfico mais elevado do município, foi o principal cenário de autoflagelação, considerado um lugar sagrado e de adoração, purificado e espiritualizado por expressões genuínas de fé, altruísmo e convicção no poder da oração e do arrependimento, especialmente pelo flagelo do corpo.
Com um espaço organizado, os presentes puderam conhecer mais da história daquele ponto turístico, através do relato do professor Ciro Leandro, uma área, verdadeiramente, marcada pelo sangue e pela esperança de uma sociedade melhor. Após a adoração do santíssimo, houve o interesse e o sonho de construir um Santuário e as 12 estações da via dolorosa de Jesus.

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município. Portal de Opinião, Informação e Crítica.