LUÍS GOMES: FORA DISCURSO DE CRISE

As perspectivas são as melhores possíveis para o próximo ano financeiro do município de Luís Gomes. A começar de amanhã, quando será creditado um por cento do adicional do Fundo de Participação dos Municípios, isso a partir da luta municipalista encabeçada pela Confederação Nacional dos Municípios.
Com esse incremento, o município de Luís Gomes vai receber o valor de R$ 347.914,43. Um valor considerável. Além disso, o município já havia sido contemplado com uma grana extra, do chamado Apoio Financeiro aos Municípios, no valor de R$ 172.970,67. Dados divulgados, em tabela, pela Confederação Nacional dos Municípios.
Até aqui, já são mais de 520 mil reais. Mas tem mais. O Portal Luís Gomes RN já havia noticiado que a partir do ano que vem, Luís Gomes passa do coeficiente 0,6 para 0,8 em relação ao FPM. Isso porque o município atingiu o número de 10.211 habitantes, segundo estimativa do IBGE. Em termos diferenciais, apenas nesse quesito, o município terá um aumento aproximado de quase um milhão de reais nos cofres públicos.
Em relação a política de atualização e regularização de impostos municipais, com destaque para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Inter Vivos), Luís Gomes terá sensíveis aumentos, o que ajuda a ampliar ainda mais o caixa da atual gestão.
Há outro fator que indica tempos mais prósperos. As previsões meteorológicas são as mais animadoras possíveis. As análises apontam para um inverno que varia de normal e acima da média em 2018, abrindo uma possível sequência de nove anos com baixa possibilidade de secas repetidas. Se isso se confirmar, o município sai da situação de emergência e aguarda as conclusões da Transposição do Rio São Francisco.
Em resumo, diversos fatores positivos favorecem a sociedade luís-gomense e a administração municipal, com mais recursos e mais tranquilidade. É tempo de colocar as coisas em ordem, manter o funcionalismo dentro da legalidade e com os honorários em dia, reorganizar as contas, recuperar meios turísticos, promover mais desenvolvimento e propiciar serviços sociais mais condizentes com a real necessidade da população.
Assim, chega daquele discurso enfadonho e repetitivo da crise financeira, especialmente. O povo luís-gomense não aguenta mais. É tempo de organizar a governança e os destinos da municipalidade.

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município. Portal de Opinião, Informação e Crítica.