DEVOTOS CLAMAM A SÃO JOSÉ

Nesta segunda-feira, 19 março, é comemorado o dia de São José, o santo católico das chuvas e protetor dos agricultores. Apesar de uma série histórica de repetidas secas e perdas constates nas safras, os luís-gomenses seguem sua fé inabalável, na certeza de que as chuvas retornem e espalhem fartura e amenize o sofrimento de quem cultiva e acredita.  
São José é um santo popular da Igreja Católica, marido de Maria, mãe de Jesus Cristo e considerado o protetor da família, da Igreja e o padroeiro dos trabalhadores. Hoje, em Luís Gomes, a comunidade do Sol Nascente conclui as festividades em honra ao santo das chuvas, para que esse ano seja de muitas bênçãos, pois, segundo a tradição, caso chova no dia 19 de março, é sinal de que o ano será de muita chuva, garantindo a safra e a mesa farta.
Apesar das orações e súplicas, as “águas de março” estão escassas no Alto Oeste Potiguar, não acompanhando o mesmo ritmo do mês anterior, de modo que as lavouras sofrem com o calor intenso, à espera das graças de Deus e do festejado São José.
Que as chuvas possam retornar a Serra de Sant’Ana e toda a região, para que as colheitas sejam fartas, os reservatórios acumulem grandes volumes de água, que a região recupere – pouco a pouco – as perdas históricas no setor da agricultura e que a crise hídrica passe a ser apenas uma lembrança ruim.
Fotos:  Lumara Farias e Francinilda Fideles.

PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município. Portal de Opinião, Informação e Crítica.
Curta nossa página: www.facebook.com/luisgomesrnbrasil