LUÍS GOMES: MAIO PROMETE MUITA CHUVA

Após seis anos e meio de uma seca histórica e devastadora, as chuvas dos últimos meses diminuíram ou restabeleceram a esperança e a ordem na maioria das regiões do estado do Rio Grande Norte, especialmente em áreas tradicionalmente mais afetadas como a região Oeste e, mais especificamente, o Alto Oeste Potiguar.
O município de Luís Gomes foi o primeiro a entrar em colapso de abastecimento de água em todo o estado do Rio Grande do Norte, mostrando que as suas condições climáticas e de armazenamento estão num alto nível de fragilidade e deficiência, sendo necessárias políticas públicas cautelares, que antecipem desastres e emergências.
Felizmente, as dádivas do céu continuam a cair, com índices dentro e acima das médias históricas. De acordo com os pesquisadores da EMPARN (Empresa de Pesquisas Agropecuárias do RN), as chuvas do mês de maio deverão atingir até 200 mm no interior do estado, o que permite a sangria de outros açudes e aumento do volume de grandes reservatórios.
Os açudes de Apanha Peixe (Caraúbas), Santo Antônio (Idem), Encanto, Brejo (Olho D'água dos Borges), Riacho da Cruz II, Beldroega (Paraú) e Pataxó (Ipanguaçu) já atingiram o volume máximo.
Os municípios de Luís Gomes, José da Penha, Francisco Dantas, Paraná, Rafael Fernandes, Marcelino Vieira, Almino Afonso e Tenente Ananias terão seus sistemas de abastecimento retomados nas próximas semanas, mesmo sem os reservatórios completamente cheios.



PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município. #PortalLuísGomesRN. #Opinião, #Informação e #Crítica.

Curta nossa página: facebook.com/luisgomesrnbrasil