NOVENINHA DE SANT’ANA

A Noveninha de Senhora Sant’Ana foi idealizada pela equipe da festa de Sant’Ana, no ano de 2017. Na época, houve a preocupação de evangelizar as crianças, em razão de criar um ambiente acolhedor e voltado a seu universo lúdico, levando-as a se envolver de forma mais intensa com a festa da padroeira de Luís Gomes.
Antes, muitos pais dividiam a atenção com os filhos, vários deles inquietos, e o próprio ritual litúrgico. Os pequenos, dessa forma, perdiam o sentido da importância do momento, pois exige participação, atenção e respeito.
A noveninha de Senhora Sant’Ana, nome dado à esta ação paroquial, acontece no salão Paroquial com as crianças de 04 a 10 anos, concomitantemente à celebração da novena em frente à Igreja Matriz com os pais e demais fiéis.
O encontro é dirigido por leigos e leigas voluntários, com início sempre na data do dia 17 de julho, estendendo-se até o dia 24. É celebrada a liturgia normalmente, sempre à frente das crianças, fazendo as orações e animadores conduzindo a programação com cânticos e muitos gestos e coreografias. Ainda são desenvolvidas brincadeiras, entrega de doces doados pela comunidade, distribuição de lembrancinhas no final da última noveninha.
A noveninha também se faz presente no momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Forma-se uma grande corrente de crianças, num momento de comunhão com seus familiares, todos unidos em louvação, para adorar e agradecer a Deus por todas as coisas boas que acontecem em nossas vidas.
A noveninha é um sucesso de público que transmite valores e ensinamentos religiosos importantes para as crianças, tornando-as mais conhecedoras do amor de Deus por seus filhos, da necessidade de frutificar em seus coraçõezinhos o amor, o respeito, a solidariedade, a obediência e a humildade. Viva a Noveninha!
Informações: Betânia Fonseca e Eliane Costa





PORTAL LUÍS GOMES RN – O melhor e mais completo veículo de notícias, opinião e informações do município. Por uma sociedade mais justa. #PortalLuísGomesRN.
Curta, comente, compartilhe: PLGRN - Fanpage: facebook/luisgomesrnbrasil.